Dando continuidade à nossa apresentação ao gerenciamento de projetos, vamos falar sobre o papel a ser desempenhado pelo Gerente de Projetos. Vamos conhecer um pouco mais sobre suas atividades e habilidades.
Vivendo em um cenário pouco favorável, onde a crise econômica mundial influencia o atendimento às metas das organizações de inúmeros segmentos, o gerente de projeto tem sido bem visto no mercado como forma de garantir o sucesso organizacional.
O gerente de projetos, é a pessoa designada pela organização para atingir os objetivos de seu projeto e isso inclui, planejá-lo, controlá-lo, executá-lo e ainda lidar com suas restrições como tempo, custo, riscos, escopo, qualidade, recursos, satisfação do cliente e outros fatores. É ele que define os papéis de cada membro da equipe, atribui as tarefas, acompanha o desenvolvimento da equipe, integra as pessoas para trabalharem juntas, monitora possíveis riscos e deve estar sempre preparado para mudar de estratégia, quando necessário.
No entanto, compreender e aplicar o conhecimento, as ferramentas e as técnicas reconhecidas como boas práticas não é suficiente para um gerenciamento eficaz. No entanto é necessário que o gerente possua três características básicas:
- Conhecimento: ele sabe sobre gerenciamento de projetos.
- Desempenho: o que ele é capaz de realizar enquanto aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos.
- Pessoal: comportamento do gerente na execução do projeto ou de atividade relacionada.
Geralmente esses profissionais são focados em um objetivo, e rotulados como agentes de mudanças, pois estabelecem seus objetivos e motivam a sua equipe a desempenhá-los. Outras característica é de serem flexíveis, além das mudanças e dos ambientes dinâmicos não os intimidarem. São capazes de desenvolver a confiança e comunicação entre todas as partes interessadas do projeto. E tem a capacidade de utilizar ferramentas e técnicas para converter atividades complexas em tarefas e sub-tarefas, sempre muito bem documentadas, monitoradas e controladas. E utilizam as lições aprendidas para o aperfeiçoamento de suas próprias habilidades e das de sua equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário