quarta-feira, 12 de outubro de 2016

O que é Gerenciamento de Projetos?

Para entendermos o que é o gerenciamento de projetos, primeiro temos que saber o que vem a ser um projeto.

Um projeto é um conjunto de atividades com a finalidade de criar um produto, serviço ou resultados únicos. Todo projeto é temporário, pois possui um início e fim definidos, o que não significa que ele seja de curta duração. Seu término se dá quando os objetivos são atingidos, ou quando se concluir que eles não serão ou poderão ser atingidos.

O projeto não é uma operação de rotina, mas um conjunto de operações destinadas a alcançar determinado objetivo. Eles podem produzir impactos sociais, econômicos e ambientais com duração mais longa que a dos próprios projetos.

O desenvolvimento de um novo produto, a construção de um prédio, a expansão das vendas em um novo mercado são alguns exemplos de projetos, e todos devem ser gerenciados para apresentarem os resultados almejados pelas organizações dentro do prazo, qualidade e do orçamento previstos.

O projeto assume papel importante dentro do planejamento estratégico da organização, por meio do atendimento as novas demandas do mercado, a identificação de oportunidade/necessidade estratégica de negócio, atendimento às solicitações dos clientes, entre outros. 

O gerenciamento de projetos, é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para a execução de projetos de forma efetiva e eficaz. É considerado uma estratégia organizacional que auxilia as organizações alinhar os resultados dos projetos aos objetivos do negócio.

O gerenciamento de projetos é realizado através da aplicação e integração de processos agrupados logicamente, abrangendo os 5 grupos de processos:
  • Iniciação
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e Controle
  • Encerramento
O conhecimento em gerenciamento de projetos é composto de dez áreas:
  • Gerenciamento da Integração
  • Gerenciamento de Escopo
  • Gerenciamento de Tempo
  • Gerenciamento de Custos
  • Gerenciamento de Qualidade
  • Gerenciamento de Recursos Humanos
  • Gerenciamento das Comunicações
  • Gerenciamento de Risco
  • Gerenciamento das Aquisições
  • Gerenciamento das Partes Interessadas


O plano de gerenciamento de projeto é interativo e passa por uma elaboração progressiva no decorrer do ciclo de vida, pois inclui a identificação dos requisitos e adaptação as necessidades e expectativas das partes interessadas no decorrer de seu planejamento e sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário