Nos textos anteriores buscamos proporcionar ao leitor uma pequena introdução sobre o alguns conceitos básicos do Gerenciamento de Projetos, através dos artigos:
- O que é Gerenciamento de Projetos? (link)
- Qual é o papel do Gerente de Projetos? (link)
- Conhecendo o Escritório de Projetos – PMO (link)
- Conhecendo os Processos de Gerenciamento de Projetos (link)
Durante as leituras, vimos que o gerenciamento de projetos é composto pelas dez áreas de conhecimento a seguir: Gerenciamento da Integração, Gerenciamento de Escopo, Gerenciamento de Tempo, Gerenciamento de Custos, Gerenciamento de Qualidade, Gerenciamento de Recursos Humanos, Gerenciamento das Comunicações, Gerenciamento de Risco, Gerenciamento das Aquisições, Gerenciamento das Partes Interessadas.
Ao longo dos próximos artigos serão abordadas cada destas áreas de conhecimento citadas.
Gerenciamento da Integração
Conforme o Guia PMBOK®, o “Gerenciamento da Integração do Projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento do projeto dentro dos grupos de processos de gerenciamento do projeto”.
O Gerenciamento da Integração permite ao gerente de projetos identificar onde e quando será necessário desempenhar maiores esforços e/ou recursos para o cumprimento das necessidades do projeto.
Os processos de Gerenciamento de Integração estão divididos em:
- Desenvolvimento do termo de abertura — O processo autoriza o projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade e as informações necessárias para realizá-lo.
- Desenvolvimento do plano de gerenciamento — O processo defini, prepara e coordena planos auxiliares.
- Orientação e gerenciamento do trabalho — O processo lidera e realiza o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto e implementa as mudanças aprovadas, para que os objetivos do projeto sejam atingidos.
- Monitoramento e controle do trabalho — O processo acompanha, revisa e registra o desenvolvimento do projeto para atender aos objetivos de desempenho definidos no plano de gerenciamento do projeto.
- Realização do controle integrado de mudanças — O processo revisa as solicitações de mudança, aprova e gerencia as mudanças.
- Encerramento do projeto ou fase — O processo encerra formalmente o projeto ou a fase, através da finalização das atividades de todos os grupos de processos de gerenciamento do projeto.
Descrevemos aqui, resumidamente, os processos macros incluídos no Gerenciamento da Integração. No próximo texto iremos tratar do Gerenciamento de Escopo.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário