segunda-feira, 7 de novembro de 2016

GERENCIAMENTO DE PROJETOS - QUALIDADE

A importância do Gerenciamento da Qualidade em Projetos 
Como falado anteriormente (leia o primeiro post aqui) na segunda quinta-feira do mês de novembro comemoramos o dia mundial da Qualidade. Festejando esta data a equipe da 3A Treinamentos e Consultoria Integrada disponibilizará, durante toda a semana, artigos diários com temas relacionados ao tema.  
Neste artigo iremos falar um pouco sobre os processos de Gerenciamento da Qualidade em Projetos, identificando as fases que cada um é empregado e a sua importância.
Primeiramente, vamos conhecer as definições de Qualidade e Gerenciamento de Qualidade, segundo o Guia PMBOK. 

 Qualidade: É “o grau com que um conjunto de características inerentes atende aos requisitos”. Sabemos que os requisitos de um produto, serviço ou resultado são aqueles estipulados conforme suas especificações e conforme as expectativas do cliente. 
Gerenciamento de Qualidade: O “Gerenciamento da Qualidade do projeto inclui os processos e as atividades da organização executora que determinam as políticas de qualidade, os objetivos e as responsabilidades, de modo que o projeto satisfaça as necessidades para as quais foi empreendido”.
Os processos de Gerenciamento de Qualidade acompanham o desenvolvimento do produto, serviço ou resultado desde sua fase inicial até a sua entrega e são divididos em: Planejar o gerenciamento da qualidade, Realizar a garantia da qualidade e Controlar a qualidade.
  • Planejar o gerenciamento da qualidade – O planejamento de gerenciamento da qualidade é realizado juntamente com o planejamento do projeto. Tem como objetivo a identificação dos padrões da qualidade e meios para alcançá-lo. Concentra-se na definição da qualidade do projeto. 
  • Realizar a garantia da qualidade – A garantia da qualidade é realizada durante a execução do projeto. Seu objetivo é assegurar que o projeto está sendo desenvolvido atendendo os padrões de qualidade definidos, garantindo que as práticas e procedimentos estabelecidos estejam sendo seguidos e sejam apropriados para o projeto. Nesse processo é possível verificar se há a necessidade de melhorias ou modificações.
  • Controlar a qualidade – O controle da qualidade é realizado durante monitoramento e controle do projeto. O objetivo é monitorar os resultados do projeto, e garantir que as entregas estejam corretas e atendam os padrões de qualidade determinados. 

Concluímos que o Gerenciamento da Qualidade fornece as organizações a garantia de que seus produtos, serviços ou resultados serão entregues conforme o planejado, atendendo os requisitos e padrões previamente estipulados, atendendo as necessidades e expectativas de seus clientes, e influenciando no cumprimento dos prazos e redução dos custos do projeto, além de buscar a melhoria continua.

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