domingo, 6 de novembro de 2016

GESTÃO DA QUALIDADE

O Dia Mundial da Qualidade 
O Dia Mundial da Qualidade é comemorado na segunda quinta-feira do mês de novembro, desde 1990, quando foi ratificado pela ONU,  após  a proposta feita pela Japanese Union of Scientists and Engineers - JUSE, a European Organization for Quality - EOQ e a American Society for Quality - ASQ, em 1989. sendo que este dia já era comemorado no Japão desde 1960. Este ano será comemorado no dia 10 de novembro .  
E para celebrar esta data a equipe da 3A Treinamento e Consultoria preparou uma série de artigos sobre o tema que serão,  especialmente produzidos para publicações diárias durante o decorrer desta semana. Esperamos que gostem! 
Pra iniciar falaremos um pouco sobre sua história e algumas definições de qualidade. 
A História da  Qualidade
O Código de Hamurabi 
O Código de Hamurabi é um conjunto de leis criadas na Mesopotâmia, por volta do século XVIII a.C. No total eram 281 leis que foram talhadas em uma rocha, elas descreviam as regras e punições para a vida cotidiana, e eram aplicadas em várias áreas, onde pode-se citar como exemplo, algumas delas: relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária…O código foi baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por dente”, sendo assim para cada ato fora da lei haveria uma punição, que para época era proporcional ao crime cometido.

O seu principal objetivo era unificar o reino através de um código comum a todos. Para garantir que esses códigos chegassem ao conhecimento de todos, o rei Hamurabi mandou espalhar cópias do código por todo o reino. 
Um exemplo de como o Código de Hamurabi, já estabelecia uma certa gestão e preocupação com a qualidade na construção, está no seu Art. 25 § 227 que diz: “Se um construtor edificou uma casa para um Awilum, mas não reforçou seu trabalho, e a casa que construiu caiu e causou a morte do dono da casa, esse construtor será morto”. Ou seja, neste caso, estamos falando de “garantia de qualidade do produto entregue ao cliente” e “satisfação do cliente”.

O Livro dos Mortos
Foi escrito entre 1550 a 1070 a.C, no Egito, e o seu nome original era “Livro de Sair Para a Luz” que para os egípcios foi uma obra do deus Thoth, nele continha uma coletânea de feitiços, fórmulas mágicas, orações, hinos e litanias do Antigo Egito, retirada dos sarcófagos e acrescidas de estrofes. Estes escritos eram registrados em rolos de papiro e colocados nos túmulos junto das múmias. “O objetivo destes textos era ajudar o morto em sua viagem para o outro mundo, afastando eventuais perigos que este poderia encontrar na viagem para o Além.”
É considerado o primeiro sistema de qualidade documentado da Terra, foram comprovados, em túmulos encontrados, que os procedimentos descritos eram cumpridos rigorosamente.
O Exército de Terracota
O Exército de Terracota, foi criado para ser enterrado junto com o corpo do Imperador chinês Qin Shi Huang Di, que teve sua dinastia no governo de 211 a 206 a.C.
O principal objetivo do exército era cuidar de seu soberano na vida após a morte, conceito enraigado na cultura espiritual dos chineses. São mais de oito mil imagens de soldados e cavalos, em porte natural, sendo que essas imagens foram feitas por artesãos diferentes. Cada uma das figuras possuía a marca de seu artesão, Isto permitia reconhecer e punir os artesãos que falhavam em atender as especificações do Imperador.
Este é um bom exemplo rastreabilidade!

Gerenciamento Científico





Criado por volta de 1875 por Frederick Taylor nos EUA, consistiu em em dividir o trabalho em unidade menores facilmente realizadas - a primeira abordagem para tratar de produtos e processos complexos.
Tinha foco na produtividade, por meio de :
  • cientificamente selecionar, treinar e desenvolver cada funcionário;
  • fornecer instruções pormenorizadas e supervisão de cada trabalhador no desempenho de suas tarefas;
  • dividir o trabalho quase igualmente entre gestores e trabalhadores, de modo que os gerentes pudessem planejar cientificamente as atividades de forma a garantir que estas fossem executadas.
Exemplo claro de gestão de processos.
Produção Seriada



Criada e colocada em prática entre 1900 e 1930, nos EUA por Henry Ford, o primeiro empresário a aplicar a montagem em série para produzir em larga escala, em menos tempo, e com menor custo. Seu modelo de administração transformou os transportes e a industria dos EUA, com a criação da linha de montagem, e o maior refinamento dos métodos de trabalho para melhorar a produtividade e qualidade. 
Ford desenvolveu os conceitos erro-prova de amostragem, a auto-inspeção, a inspeção durante o processo.
Controle Estatístico de Processo 

O Controle Estatístico de Processo - CEP, foi criado William E. Deming, no Japão em 1946. Deming foi convidado a ir ao Japão pela Economic and Scientific Section of US War Deparment para ajudar as forças de ocupação na reconstrução da indústria japonesa. Sendo um dos criadores da Japanese Union.
A partir de 1950, ele ensinou altos executivos, como melhorar projetos, qualidade de produto, testes e vendas através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como análise de variantes e testes de hipóteses. 
Ele também cria os 14 princípios da gestão e o ciclo do PDCA.

Apesar de alguns exemplos, parecem algum tipo de piada, todos eles demonstram a trajetória da qualidade junto com a evolução humana, e que mesmo não tendo a denominação e aplicação que usamos hoje, já havia algum tipo de preocupação com o processo, gestão, e melhoria da qualidade.
O que é qualidade?
A seguir mostraremos algumas definições do que é qualidade.
Qualidade é adequação ao uso.” - Joseph M. Juran
Qualidade é a maneira de se gerenciar os negócio da empresa.” - Armand Feigenbaum
Qualidade é a conformidade com especificações” Philip Crosby
Rápida percepção e satisfação das necessidades do mercado, adequação ao uso dos produtos e homogeneidade dos resultados do processo.” Kaoru Ishikawa
Uma organização focada em qualidade promove uma cultura que resulta em comportamentos, atitudes, atividades e processos que agregam valor através da satisfação das necessidades e expectativas dos clientes e de outras partes interessadas pertinentes.
A qualidade dos produtos e serviços de uma organização é determinada pela capacidade de satisfazer os clientes e pelo impacto pretendido e não pretendido nas partes interessadas pertinentes.
A qualidade dos produtos e serviços inclui não apenas sua função e desempenho pretendidos, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.”  - ISO 9000:2015

Como falado no início, este é o primeiro de 7 artigos especiais sobre a qualidade, que iremos publicar ao longo da semana em homenagem a semana da qualidade que começa hoje. Esperamos que você que chegou até aqui tenha pelo menos se divertido com este texto, pois acreditamos que ele foi apropriado para um domingo!

Amanhã tem mais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário