Dando continuidade a nossa série de artigos em homenagem a Semana Internacional da Qualidade, hoje falaremos um pouco a respeito de um dos sistemas mais conhecidos e utilizados no mundo para a padronização da qualidade e o sistema que ela está inserido. Falaremos a respeito do sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9000.
A ISO
A ISO é uma entidade de padronização e normatização, que foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947, a sigla significa International Organization for Standardization - ISO, e surgiu após a reunião de delegados de 25 países numa reunião em Londres, com o objetivo de criar a entidade. Hoje a ISO tem cerca de 165 países integrantes.
Apesar da “ordem das letras não estar correta”, pois o correto seria IOS, ela foi escolhida pois isos é uma palavra derivada do grego, que significa igual. Antes disso ela era conhecida como Federation of the National Standardizing Associations – ISA (Federação Internacional das Associações Nacionais de Normalização), e surgiu em 1926, seu principal objetivo era criar normas no domínio da engenharia mecânica, e foi dissolvida durante a Segunda Guerra Mundial.
A ISO desenvolve e publica Normas Internacionais em várias atividades, que surgiram devido a necessidade de se padronizar o comércio internacional, que teve um crescimento relevante nos séculos XX e XXI. Afinal se os produtos são fabricados conforme as normas nacionais há possibilidade dele não ser aceito internacionalmente, devido a falta de padrão.
A família ISO 9000
A ISO é dividida por “famílias”, e a família da ISO 9000 está relacionada aos Sistemas de Gestão da Qualidade, e somente a ISO 9001 é passível de certificação, essa certificação atesta a conformidade de fabricação de um produto ou execução de um serviço de uma organização com os padrões ISO.
Um sistema de gestão da qualidade implantado ajuda a organização a implantar processos que otimizem sua execução e melhorem a eficiência operacional, e é baseado nos princípios da qualidade:
- Foco no cliente
- Liderança
- Engajamento das pessoas
- Abordagem de processos
- Melhoria
- Tomada de decisão baseada em evidência
- Gestão de relacionamento
A ISO 9001
A ISO 9001, denominada “Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos", tem como escopo a especificação de requisitos para um sistema de gestão da qualidade para qualquer organização, independente do seu porte ou ramos de atuação, que deseje demonstrar capacidade de entrega de produtos e serviços que atendam aos requisitos de clientes, além de atendimento requisitos estatutários e regulamentares, quando aplicáveis, e também, o aumento da satisfação do cliente através da melhora contínua
A norma emprega a a abordagem de processo, incorporando o ciclo do PDCA - Plan, Do, Check, Act, e na versão 2015 incorporou também a mentalidade de risco.
A aplicação da abordagem de processos tem com o objetivo habilitar a organização a planejar os seus processos e interação entre eles. E a mentalidade de risco habilita a organização a determinar os possíveis fatores que causariam algum tipo de desvio na execução dos seus processos, podendo prever e agir antes dessa ocorrência.
O Sistema de Gestão da Qualidade, baseado na ISO 9001, é um sistema normatizado que atua sempre de maneira preventiva, e que corrige os desvios que ocorrem ao longo processo, eliminando-os.
Este é um breve, mas muito breve, resumo de um sistema baseado na norma ISO9001:2015, esperamos que tenham gostado.
Amanhã tem mais!
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