quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO

A Responsabilidade da Direção está definida no item 5 da norma, e este item detalha o seu comprometimento com o desenvolvimento e a melhoria contínua do sistema de gestão, a evidencia desse comprometimento deve ser apresentada através dos itens que a norma apresenta e são citados na íntegra abaixo:
“a) a comunicação aos profissionais da empresa e àqueles de empresas subcontratadas para a execução de serviços controlados da importância de atender aos requisitos do cliente, assim como aos regulamentares e estatutários;”
A Direção da Empresa precisa definir e dar suporte para que informações sobre a definição dos  serviços controlados, quais os requisitos internos e de clientes precisam ser atendidos, além de qualquer tipo de legislação, regulamento, ou estatuto, sendo estes governamentais e/ou do clientes, e que e estes sejam entendidos pelos seus funcionários, e pelos funcionários terceirizados que estejam sob sua responsabilidade. Sendo que este tema é debatido em 5.5.3. - Comunicação Interna.
Um ponto importante da comunicação está ligada a dois outros subitens da norma o 5.2 - Foco no cliente, pois Direção da Empresa precisa definir quais são os seus requisitos e garantir que eles sejam comunicados a todos os envolvidos.
b) o estabelecimento da política da qualidade;
Como falado anteriormente, a Política da Qualidade deve ser estabelecida pela Direção da Empresa, e comunicada a todos os envolvidos, este item já foi detalhado em texto anterior.
c) a garantia da disponibilidade de recursos necessários;
A Direção da Empresa deverá garantir que haja recursos suficiente para a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.
É bom lembrar que quando se trata de recursos, não se trata somente de recursos financeiros, mas o recurso pessoal está incluso. E um desses recursos é a definição, para esta versão da norma, do Representante da Direção da Empresa, que receberá autoridade para que a implantação e/ou manutenção do sistema seja completa. 
Outras responsabilidades e autoridades devem ser definidas pela Direção da Empresa.
d) a garantia de que são estabelecidos os objetivos da qualidade e de que seus indicadores estão sendo acompanhados (ver 5.4.1);
Uma das principais funções da Direção da Empresa é garantir que os objetivos da qualidade sejam, definidos, monitoradas, atingidos e quando isso não ocorrer, gerar ações para correção. o Item 5.4 trata dos Objetivos da Qualidade, e eles também já foram relatados em outros dois textos, devido a sua importância.
e) a condução das análises críticas pela direção da empresa.”
Todo o sistema de gestão da qualidade devem ser analisado de maneira periódica, sendo que os itens a serem analisados estão descritos no item 5.6.2 e 5.6.3

O Item 5 da norma é de suma importância por justamente estar ligado às pessoas que irão planejar e prover recursos para a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade.



Agora você pode ter este e todos os artigos sobre o PBQP-H publicados neste blog, com você, é só baixar o ebook "Auditorias de Obras: PBQP-H". Acesse o link: http://conteudo.3aconsultoria.com/ebook-pbqp-h

Nenhum comentário:

Postar um comentário