O MEG
O MEG - Modelo de Excelência da Gestão, foi criado pela FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, com o intuito de disseminar a gestão pela excelência, dando estímulo e apoio as organizações brasileiras no seu desenvolvimento e evolução. Sim, brasileiras! O prêmio e o programa são 100% nacionais e tiveram início na década de 90.
Seu objetivo é avaliar o sistema de gestão da empresa pelo seu grau de maturidade, através da pontuação de processos gerenciais e resultados organizacionais, falaremos um pouco a respeito disso mais adiante.
O Sistema de Gestão
A FNQ define Sistema de Gestão como “um conjunto de práticas padronizadas, logicamente inter-relacionadas com a finalidade de gerir uma organização e produzir resultados.” Ou poderíamos falar que são vários pequenos sistemas que possuem como entrada e saída outro sistema. E o seu principal objetivo é possibilitar que as organizações tenham ferramentas para a implantação de um modelo eficaz de gestão e que possa ser integrado a outros modelos.
A estrutura dos sistema de gestão, descritas pela FNQ e avaliada pelo MEG, é composta por processos e práticas de gestão, sendo que processo é entendido como associação entre recursos e as atividades inter-relacionadas, juntamente com os insumos e se transformam em produtos. Esses processos se dividem em operacionais e gerenciais.
Onde, os processos operacionais transformam insumos em produtos e serviços, sendo alicerçados pelo Sistema de Gestão da Qualidade e o ciclo do PDCA. E os processos gerenciais transformam informações em decisões gerenciais, sendo seu alicerce a gestão empresarial com o ciclo PDCL.
Os ciclos do PDCA e PDCL
O Ciclo do PDCA, para o MEG está no nível operacional, ou seja, deve ser utilizado na execução do processo ou do produto. O ciclo do PDCA foi citado no texto “UM SISTEMA GESTÃO DA QUALIDADE BASEADO NA ISO 9001:2015” dessa série de artigos que pode ser acessado por aqui.
Já o PDCL, seria uma evolução do PDCA, onde o nível gerencial da empresa trabalharia com os resultados deste último e desenvolveria o aprendizado para a padronização do processo. A figura abaixo demonstra a relação entre eles ciclos.
A estrutura do MEG
O MEG está embasado em treze fundamentos e oito critérios, e para a premiação ambos possuem peso e pontuação específica, que possibilita determinar o nível que está a organização. Não é objetivo deste artigo detalhar estes fundamentos e critérios, este assunto poderá ser descrito em outro momento, mas abaixo eles serão relacionados.
Fundamentos da Excelência :
1. Pensamento sistêmico;
2. Atuação em rede;
3. Aprendizado organizacional;
4. Inovação;
5. Agilidade;
6. Liderança transformadora;
7. Olhar para o futuro;
8. Conhecimento sobre clientes e mercados;
9. Responsabilidade social;
10. Valorização das pessoas e da cultura;
11. Decisões fundamentadas;
12. Orientação por processos;
13. Geração de valor.
Critérios de Excelência
1. Liderança;
2. Estratégia e planos;
3. Clientes;
4. Sociedade;
5. Informações e conhecimento;
6. Pessoas;
7. Processos;
8. Resultados.
Este artigo teve como o objetivo a breve a apresentação do Sistema de Gestão baseado no MEG. Na opinião da autora o MEG é um sistema que pode ser implantado seguramente em conjunto com qualquer outro sistema, e se pensando na ISO 9001 em sua versão 2015, ambos trabalhariam de maneira conjunta agregando valor a qualquer sistema de gestão.
Esperamos que tenham gostado, e amanhã falaremos sobre como a Gestão da Qualidade pode trabalhar em conjunto com o Sistema de Gestão Ambiental. Até!
Nenhum comentário:
Postar um comentário